Pular para o conteúdo principal

Cicloviagem até Barra Velha

Vou compartilhar com vocês uma cicloviagem simples e deliciosa que gosto de fazer pelo nosso litoral norte catarinense. Não é preciso viajar dias pra fazer isso. Muito menos gastar muito dinheiro. Basta um pouco de vontade, resistência, preparo físico e muito bom humor.
O destino é nossa vizinha Barra Velha. De carro você chega lá em meia hora ou 40 minutos, saindo do centro de Joinville. De bicicleta são pouco mais de duas horas. É isso mesmo. Se você sair do centro de Joinville antes das 8 da manhã, pouco depois das 10 horas você já estará curtindo as areias brancas da praia central de Barra Velha.
Este trajeto pode ser feito utilizando o acostamento da BR 101. E não precisa ter medo, basta atenção. É claro que este passeio exige que sua bicicleta tenha um pisca traseiro e uma lanterna dianteira sempre acesos durante todo o tempo. Nunca se esqueça que bicicleta também é um veículo. Capacete, óculos, luvas, roupas claras e uma garrafinha de água são imprescindíveis. Na bolsinha do guidão ou do quadro traga um estepe, tapa furo e uma bombinha para encher os pneus. Estes itens são obrigatórios, porque o acostamento da BR 101 está cheio de sujeiras (farpas de ferro, cacos de vidro, fragmentos de pneus de caminhões que espalham arames enferrujados pela pista, entre outros obstáculos que costumam entrar nos pneus das bicicletas). É bom aprender a trocar pneus. Se não souber, aprenda ou vá com um amigo(a) que sabe. Mas, não ligue muito pra isso. Eventualidades acontecem e fazem parte do passeio. Preocupe-se apenas em cicloviajar e curtir.


PASSEIO RELAXANTE


Todo o trajeto de Joinville até Barra Velha é asfaltado - via BR 101 e soma 45 km. Tem poucas curvas, mas vários morros com subidas que vão exigir um pouco de preparo físico. É preciso estar atento às saídas e entradas junto aos acessos vicinais. Em geral, eles são bem sinalizados. Como as bicicletas são veículos obviamente mais lentos que motos, carros, ônibus e caminhões, isto exige atenção redobrada na hora de cruzar estas entradas e saídas da rodovia. A dica é buscar sempre a passagem mais estreita pra cruzar estes trechos e também usar a marcha leve para atravessá-los. A marcha pesada pode deixar você mais lento e uma velocidade baixa demais nestes trechos são arriscados. Ahhh! Por isso, não esqueça de fazer uma boa revisão nos freios, rodas, corrente e câmbio antes de fazer esta cicloviagem.
Outra dica legal neste trajeto é fazê-lo logo no início da manhã, antes das 8h. Porque neste horário, os ventos sopram do continente para o litoral. E pedalar com o vento a favor é bem melhor. Depois das 11 horas, o vento muda e sua viagem se tornará bem mais lenta e cansativa.
Aprecie cada trecho. Nestes 45 km você vai percorrer áreas rurais de joinville, o setor industrial de Araquari, extensas fazendas, algumas igrejas e também plantações em Barra Velha. É um passeio relaxante com o som dos motores dos carros e caminhões. Use o lado direito do acostamento e jamais pedale na contramão da BR 101, siga sempre o sentido dos carros. Os trajetos com mais subidas estão entre Joinville e Araquari - um trecho aproximado de 25 km. Depois, quando você se aproxima de Barra Velha os morros diminuem e o piso fica mais plano.


CICLOVIAGEM SEM PRESSA


Cicloviagem não é competição. Você não precisa ter pressa pra chegar. Programe-se para ir pela manhã e voltar depois do almoço. Traga consigo sempre um celular pra avisar familiares em caso de mudança de planos ou eventualidades. Mas, faça este passeio bem relaxado(a).
Pois, assim que você avistar a imensa estátua da liberdade em frente a Havan, próximo ao acesso principal de Barra Velha, sentirás uma alegria infinita. Afinal de contas, passaram duas horas, você curtiu e nem sentiu. A adrenalina corre pelas veias e a sensação é mágica. Se bobear, você nem sente a subidinha da reta final que é suave e constante em frente a Havan. Sempre que vou pra lá dou uma paradinha no estacionamento da Havan pra beber uma água ou comer uma barrinha de cereal pra energizar o corpo e compensá-lo pelo esforço.
Já fiz esta cicloviagem mais de 10 vezes, então costumo parar apenas neste lugar. Mas, você pode fazer outras paradas para beber água ou esticar as pernas, se preferir. Não gosto de ficar parando muito para não perder o rítmo. Se você fizer paradas, pare sempre fora do acostamento, em áreas de posto de combustível, restaurantes de beira de estrada ou na praça de pedágio, onde também tem banheiro e bebedouro.
No Verão, com certeza você vai sentir necessidade de fazer outras paradas para hidratação. E elas são bem-vindas e restauradoras. Viaje sem pressa, sem stress. Costumo levar meu fone de ouvido pra ouvir música (fone que utilizo em apenas um orelha, por que a outra precisa ficar atenta ao trânsito local).


MIRANTE E AS PRAIAS


Assim que passar em frente a Havan, use o acesso desta loja para entrar em Barra Velha. Você vai seguir o fluxo dos carros e passar pelo viaduto, convergindo à esquerda e assim vai acessar a entrada da cidade. Uma avenida de quatro pistas com canteiro central te levará até o centro de Barra Velha. Esta avenida passa em frente ao prédio da prefeitura e termina na igreja matriz de Nossa Senhora dos Navegantes. Se for católico, vale o sinal da cruz e o agradecimento. Se não for, também vale.
Assim que passar pela igreja, seguindo a mão do trânsito, cerca de 40 metros dali verás uma placa que indicará o acesso ao morro do Cristo. É uma subidinha bem íngreme (em rua de paralelepípedo) que vale a pena percorrer. Em poucos minutos estarás no mirante do Cristo e lá de cima (pouco mais de 120 metros de altitude) terás uma bela visão do litoral e das praias de Barra Velha. No mirante também tem banheiro, lanchonete e duas estátuas do Cristo Redentor (uma pequena e outra imensa). Um ótimo lugar pra fazer fotos e selfies. Ahhh! No mirante não tem bicicletário, mas poderás levar consigo a bike numa boa até o pátio do mirante. A entrada é gratuita e fica aberto dia e noite.


PEDAL A BEIRA MAR


Barra Velha tem um clima gostoso que toda cidade praiana tem. Com a vantagem de ser uma cidade pequena, sem muitos prédios ou badalação. Assim que você sair do mirante, seguindo a rua de acesso ao mar, já estará na praia. Em menos de 5 minutos. A praia central tem calçada compartilhada entre ciclistas e pedestres.
O visual é ótimo. O lugar tem vários restaurantes e lanchonetes, além dos carrinhos que vendem desde sorvetes até caldo de cana geladinho. Pra almoçar bem, recomendo um restaurante próximo da igreja matriz. Serve comida por quilo e um buffet de grelhados e frutos do mar. O preço é acessível e o atendimento é ótimo.
Antes ou depois do almoço vale percorrer toda a ciclovia que passa pela praia central, indo até a imagem de Iemanjá (junto ao molhe de pedras) seguindo em frente até o final. Um trajeto com cerca de 3 km muito bonito e bem urbanizado. Aí você decide se quer ficar por alí ou seguir até a praia do Grant e Itajuba ou voltar e pegar a rua Armando Petrelli - que te levará até boca da barra do rio Itapocu (em imenso trecho de terra que separa o lago de Barra velha e o mar). É lá que fica uma velha ponte pênsil - um dos cartões portais de Barra velha). Os dois caminhos valem a pena.

Se decidir seguir até a praia do Grant ou Itajuba, vá até o final a avenida Beira mar e pela rua Rondônia pegue a Avenida Itajuba (seguindo a esquerda) que você vai passar em frente ao Hotel Flamboyant, margeando a BR 101. Siga sempre nela por 3 km (pelo lado direito - esta via é mais estreita e o trânsito é intenso) e já estará na praia do Grant. Mais 2 km depois já estará em Itajuba, quase em Piçarras. A cidade de Penha fica 13 km de Barra Velha, seguindo também pela avenida Itajuba e depois pela avenida Nereu Ramos (todas vão margeando o nosso lindo litoral). É um passeio que vale cada segundo, cada minuto, cada foto. É uma cicloviagem inesquecível e muito gostosa pra fazer sozinho, com marido, mulher, filhos ou com os amigos. O vento no rosto, a beleza do mar e a liberdade de pedalar é impagável. Se você organizar bem seus horários, poderá sair de Itajuba perto das 3 da tarde com destino a Joinville (depois de um belo almoço e um bom descanso a beira mar) Com certeza, estarás em Joinville antes do anoitecer (por volta das 18h), feliz e realizado(a).

Comentários