Pular para o conteúdo principal

Tem muito lixo jogado por aí…


Quem pedala, com certeza, gosta de percorrer estradas tranquilas e lugares bonitos. Porém, em Joinville, nem sempre estes locais tem agradado os olhos e o nariz. De uns anos pra cá tem sido comum encontrar muito entulho e lixo despejado em áreas urbanas e rurais. Estradas e avenidas mais desertas são as preferidas destes porcalhões.
Nestes locais públicos são jogados de tudo: restos de construção, móveis, colchões de todos os tamanhos, equipamentos e utensílios domésticos de todo tipo, roupas, lixo doméstico… e muito mais.
Em alguns pontos de Joinville estes problemas são crônicos: Rodovia Rio do Morro, no Paranaguamirim; Estrada Arataca, no bairro São Marcos; rua Beira Mangue, no bairro Comasa, rua Rio do Ferro, no Aventureiro e a Rodovia do Arroz, na Vila Nova, entre outros tantos. Só pra citar alguns trechos que percorri neste final de semana. Há muito mais lixo esparramado pela cidade. A Prefeitura até limpa alguns, mas após alguns dias, o lixo está lá de novo. Isso sem falar nas milhares de residências de Joinville que sequer tem uma lixeira e deixam seus sacos de lixo sobre as calçadas, facilitando a vida dos cães gatos famintos. 
Qualquer cidadão comum sabe que lugar de lixo não é na rua. O descaso com a própria cidade parece constante, em todos os bairros. É evidente que falta de um local público para o descarte de restos da construção civil, por exemplo. Mais um problema que o poder público precisa resolver logo. A falta de uma educação ambiental abrangente e constante é outro motivo. E a vergonha na cara também.
Não é preciso ser ciclista pra saber que há muito lixo jogado por aí. Até dentro dos rios, valas e mangues. Quero crer que um dia isso possa mudar. Mas, infelizmente, parece que isso vai demorar. Pois a população continua crescendo e o lixo também. Quem não gosta de passear por ruas, avenidas, estradas, bairros, praias limpas e bem cuidadas? Pedalar por locais imundos não tem a menor graça. Se um dia isso acontecer, a natureza agradecerá e a nossa cidade vai ficar bem na foto.
SERVIÇO:

A prefeitura dispõe, há muitos anos, de um serviço de coleta de móveis e eletrodomésticos velhos. Ligue (47) 3436-8090 para agendar recolhimento de móveis e eletrodomésticos velhos. A ligação pode ser feita todos os dias, das 8 às 18 horas, de segunda a sextas-feira, exceto feriados. O recolhimento de móveis e eletrodomésticos é um serviço oferecido pela Ambiental Limpeza Urbana e Saneamento Ltda., concessionária responsável pela coleta de lixo e limpeza urbana em Joinville (SC), contratada e fiscalizada pela Secretaria de Infraestrutura Urbana – SEINFRA.

Na ligação, é necessário informar:
nome do solicitante; endereço completo, com nome da rua, numeração do imóvel (ou de imóvel ao lado ou em frente) onde o objeto se encontra, bairro e ponto de referência; horário mais adequado para a equipe fazer o recolhimento. É necessário que os móveis e eletrodomésticos estejam em local de fácil acesso quando a equipe chegar, de preferência próximos à rua. Não é feita a retirada de móveis e eletrodomésticos de dentro de casas ou apartamentos. O recolhimento de móveis e eletrodomésticos é gratuito.
Serão recolhidos:
Móveis tais como: camas, guarda-roupas, criados mudos e outros tipos, além de eletrodomésticos como geladeiras, máquinas de lavar, fogões, entre outros.
Prazo de recolhimento
O prazo para recolhimento é de até 4 dias a partir do registro da solicitação. A coleta ocorre das 6 horas às 21h30, de segunda a sábado, exceto feriados. Havendo demora no recolhimento, volte a ligar no telefone indicado ou registre reclamação.




Comentários